quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

6º ao 3º ano - Manual para Elaboração de trabalhos




7º ano - I Forum de Ciências.

Este forum abre dia 30/01 e será encerrado de 13/02

Nos últimos dez anos o nosso planeta sofreu muitas modificações causadas por fenômenos naturais, escolha um desses fenômenos e indique o impacto que este causou ao ambiente e aos seres vivos dessas regiões.

6º ano - I Forum de Ciências e Geografia

Este forum abre dia 30/01 e será encerrado dia 13/02

Qual dos modelos sobre a origem da vida você acredita? Justifique.

7º ano - Matemática - Fractais

8º ano - Matemática - Notação científica

Click no Link
http://pt.wikipedia.org/wiki/Notação_científica

7º ano - Ciências - Sistema Solar

Click no Link

http://br.youtube.com/watch?v=9Py-OvHhjuQ&feature=related

6º ano - Ciências - Geração de vida espontânea,Evolução,Panspermia e Criação

Geração de vida espontânea



Errado. Pasteur negou a teoria da geração espontânea, a qual é muito diferente de abiogênese, origem química da vida a partir de reações em compostos orgânicos originados abioticamente.

Teoria da Evolução







Panspermia




Teoria da Criação


O Jardim do Éden, Jardim das Delícias ou Paraíso Terrestre é na tradição das religiões abraâmicas o local da primitiva habitação do homem.

Na tradição bíblica, o Jardim do Éden, do hebraico Gan Eden, גן עדן, é o local onde ocorreram os eventos narrados no Livro do Génesis (Gen., 2 e 3), onde é narrada a forma como Deus cria Adão e Eva, planta um jardim no Éden (a oriente), e indica ao homem que havia criado, para o cultivar e guardar.

A ordenança dado por Deus seria a de que o Homem podia comer os frutos de todas as árvores do jardim, excepto os da árvore do conhecimento do que é bom e do que é mal. Ao desobedecer esta ordenança e comer esse fruto proibido, Adão e Eva eventualmente ficam a conhecer o bem e o mal, e do pecado nasceu a vergonha e o reconhecimento de estarem nus. Em resultado da desobediência, Deus expulsa o homem do jardim.


6º ano - Matemática - Origem da escrita numérica

Origem da escrita numérica


Acredita-se que a escrita tenha se originado a partir dos simples desenhos de ideogramas: por exemplo, o desenho de uma maçã a representaria, e um desenho de duas pernas poderia representar tanto o conceito de andar como de ficar em pé. A partir daí os símbolos tornaram-se mais abstratos, terminando por evoluir em símbolos sem aparente relação aos caracteres originais. Por exemplo, a letra M em português na verdade vem de um hieróglifo egípcio que retratava ondas na água e representava o mesmo som. A palavra egípcia para água contém uma única consonante: /m/. Aquela figura, portanto,veio representar não somente a idéia de água, mas também o som /m/.Um processo simbólico que possibilitou ao homem expandir a mensagem para muito além do tempo e do espaço de propagação dela, criando mensagens que se manteriam inalteradas por séculos e que poderiam ser proferidas a quilômetros de distância.


Desenvolvimento e evolução

A escrita se desenvolveu de forma independente em várias regiões do planeta, incluindo o Oriente Médio, o Japão, o vale do rio Indo (atual Paquistão), a América Central e a bacia oriental do mar Mediterrâneo.


Os sistemas de escrita evoluíram de forma autônoma e não sofreram influências mútuas. As escritas mais antigas são a escrita cuneiforme e os hieróglifos, ambos sistemas de escrita criados há cerca de 6 mil anos. Os hieróglifos originaram-se no Antigo Egito e a escrita cuneiforme na Mesopotâmia (atual Iraque).


Os mais antigos documentos que sobreviveram são rótulos (em potes de alimentos), listas de plantas, animais, deuses e reis. A escrita monumental com o nome de um soberano - como nas enormes lajes de pedra da América Central - indicava seu status e realçava seu poder.
Em geral, a escrita e a sua interpretação ficavam restritas as camadas sociais dominantes: aos sacerdotes e à nobreza.


Exemplo de escrita cuneiforme dos sumérios.















Exemplo de Hieróglifos egipcios, alguns deles.














Click no link para ver MAIS

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://matematica.no.sapo.pt/ossos.jpg&imgrefurl=http://matematica.no.sapo.pt/nconcreto.htm&usg=__PEme7CzwBUV0ow3KtjQzlTxb2F4=&h=674&w=744&sz=45&hl=pt-BR&start=12&um=1&tbnid=YemhyqO1zPGuZM:&tbnh=128&tbnw=141&prev=/images%3Fq%3Dorigem%2Bda%2Bescrita%2Bnumerica%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

6º ano - Geografia - O que é Geografia?

Geo = Terra
Grafia = descrever ou escrever

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

De volta e lá outra vez


Um novo ano começa , novos desafios surgem e muita alegria nos espera

Quem somos nós

Minha foto
Bragança Paulista, São Paulo, Brazil