quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

7º ano - I Forum de Ciências.

Este forum abre dia 30/01 e será encerrado de 13/02

Nos últimos dez anos o nosso planeta sofreu muitas modificações causadas por fenômenos naturais, escolha um desses fenômenos e indique o impacto que este causou ao ambiente e aos seres vivos dessas regiões.

27 comentários:

soosferas disse...

furacao Iniki



O furacao Iniki foi o mais forte dos furacoes havaianos ele causou mais de 2,6 bilhoes de dolares para o havai.
o furacao iniki causou apenas 6 mortes por causa dos abrigos bem eaborados feitos pelos os havainos.Outra curiosidade foi que o furacao iniki causou mais danos que o furacao kauai que destruio 1.400 casas ja o furacao iniki destruio mais de 5.000 casas.

curiosidades:formaçao 5 de setrembode 1992.
dissipaçao 13 de 1992
120 nós(222km 138mph).
area afetada:havai.




Esse trabalho me inspirou por causa do número de morte e a proteçao que os havaianos fiseram.

Rafaah disse...

Exatamente um ano depois, um abalo sísmico de magnitude 9,0 ocorreu não muito longe da costa oeste, no norte de Sumatra, Indonésia, produzindo os tsunamis mais mortais já registrados. As ondas assassinas ceifaram mais de 200 mil vidas e deixaram muitos outros feridos, desabrigados ou ambos. Até mesmo a costa leste da África, a mais de 4.500 quilômetros ao oeste do epicentro, sentiu os efeitos fatais dos tsunamis.

Mandy.nha disse...

Fenômenos Naturais
Em agosto de 1883, Krakatoa (ou Krakatau, em javanês), uma ilhota encravada no estreito entre as ilhas de Sumatra e Java, foi pulverizada numa das maiores explosões já registradas na história. Saldo da catástrofe: mais de 36.000 mortos, na maioria afogados por gigantescas paredes de água, os tsunamis, que invadiram as ilhas próximas. A hecatombe é contada em minúcias pelo geólogo inglês Simon Winchester em Krakatoa, o Dia em que o Mundo Explodiu (Editora Objetiva; 432 páginas). Alinhavando relatos sobre o cotidiano da região, documentos oficiais e dados científicos, Winchester delineia um quadro completo da situação social, econômica e política das então chamadas Índias Orientais, e mostra como um fenômeno geológico de grandes proporções pode afetar uma sociedade, e até mesmo toda a humanidade, por várias gerações. No caso do Krakatoa, o autor credita à explosão um fortalecimento do misticismo e da religiosidade das populações atingidas, um dos componentes da fórmula que resultou na independência da Indonésia em 1949, até então uma colônia holandesa.
----------------||-----------------
Esse fenômeno me chamou a atenção pelo nº de mortos e pela edição do desastre feito pelo geólogo inglês Simon Winchester em Krakatoa, o Dia em que o Mundo Explodiu ...
Adorei esse titulo : o Dia em que o Mundo Explodiu!; Como diz no final um fenômeno pode mudar tanto uma sociedade quanto uma nação! Por isso gostei desse fenômeno...

Você pode pesquisar mais em: http://www.starnews2001.com.br/vulcao.html Onde eu peguei o título é "Vulcões,A Fúria Adormecida" Pelo titulo já dá pra ver que é interessante né?

Amanda Aline dos Passos Olimpio :)

Giovanna Romagnoli disse...

Pro, eu achei aqui sobre a catastrofe de Santa Catarina... Aconteceu em março d 2004. Parece q aconteceu por causa da aproximação do ciclone Catarina. Toda a água q desabou por lá arrastou encostas, transbordou rios, e derrubou um monte d casas q deixou quase 80 mil desabrigados, centenas d mortes, e até alguns desaparecimentos. ;)

Unknown disse...

Furacão Katrina





Vou contar sobre o Furacão Katrina. Ocorreu em 23 de Agosto de 2005.
Ele foi uma grande tempestade tropical que alcançou a categoria 5 da escala de furacões de Saffir-Simpson.
Incrivelmente os ventos do furacão alcançaram 280 quilômetros por hora, e causou muitos prejuízos na região litorânea do sul do Estados Unidos.
Atingiu especialmente a região metropolitana de Nova Orleães, em 29 de agosto de 2005, onde mais de 1 milhão de pessoas foram evacuadas.
O furacão também passou pelo sul da florida, causando em torno de 2 bilhões de dólares de prejuízo, e causando 6 mortes diretas.
O furacão Katrina causou aproximadamente mil mortes, sendo um dos furacões mais destrutivos a ter atingido os Estados Unidos.
O furacão paralisou muito da extração de petróleo e gás natural dos Estados Unidos, uma vez que boa parte do petróleo americano é extraído no Golfo do México.
Como consequência da tempestade, muitos problemas apareceram: um prejuizo de 81 bilhões de dolares e 1833 fatalidades.
Da um dez pra em Lu.






fim

Anônimo disse...

Em 2005, os furacões Katrina e o Rita castigaram os Estados Unidos. O Furacão Katrina foi um grande furacão, uma tempestade tropical que alcançou a categoria 5 da Escala de Furacões de Saffir-Simpson ,regredindo a 4 antes de chegar a costa sudeste dos Estados Unidos da América. Os ventos do furacão alcançaram mais de 280 quilômetros por hora, e causaram grandes prejuízos na região litorânea do sul dos Estados Unidos, especialmente em torno da região metropolitana de Nova Orleães, em 29 de agosto de 2005 onde mais de um milhão de pessoas foram evacuadas. O furacão passou pelo sul da Flórida, causando em torno de dois bilhões de dólares de prejuízo e causando seis mortes diretas. Foi a 11ª tempestade de 2005 a receber nome, sendo o quarto entre os furacões.

O furacão Katrina causou aproximadamente mil mortes, sendo um dos furacões mais destrutivos a ter atingido os Estados Unidos. O furacão paralisou muito da extração de petróleo e gás natural dos Estados Unidos, uma vez que boa parte do petróleo americano é extraído no Golfo do México.

Como consequência da tempestade, muitos problemas apareceram. Alguns dos diques que protegiam Nova Orleães não conseguiram conter as águas do Lago Pontchartrain, que afluiu município adentro, inundando mais de 80% da cidade. Cerca de 200 mil casas ficaram debaixo d'água em Nova Orleans, sendo que foram necessárias várias semanas para que a água pudesse ser totalmente bombeada para fora da cidade. O furacão causou grandes estragos; entre eles, danos no sistema de abastecimento sanitário e de esgoto de Nova Orleães. Isto fez com que muitos só pudessem retornar no verão de 2006.

pois muitas pessoas morreram

Anônimo disse...

tsuname:É CAUSADO PELA DEVASTAÇAO DA NATUREZA, ESSE FENOMENO DESTRUIU GRANDE PARTE DO CONTINENTE ASIATICO COM INUNDAÇOES OCORRIDAS PELO MAR DEIXANDO MUITOS DESABRIGADOS E VARIOS MORTOS.TUDO ISSO ACONTECE PORQUE O HOMEM DESTROI A NATUREZA ,E ISSO PREJUDICA A HUMANIDADE EM GERAL.E JA DESTRUIU VARIAS CIDADES.CY

tObIAs disse...

Alguns tsunamis que aconteceram no mundo com gigantescas tragédias assim como o tamanho das ondas:


26 de Dezembro 2004:
tsunami do Oceano Índico
O Terremoto do Índico de 2004 disparou uma seqüência de tsunamis fatais em 26 de Dezembro de 2004, com vítimas fatais relatadas em mais de 285.000.

Outros tsunamis ocorridos incluem os seguintes:
Uns dos piores desastres com tsunamis arrasaram vilas inteiras ao longo de Sanriku, Japão, em 1896. Uma onda com uma altura de mais de sete andares afogou 26000 pessoas. Mais de 30000 pessoas morreram em Java durante um tsunami causado por uma erupção vulcânica em 1883.



Tobias 7○ ano

Unknown disse...

DÊ ou Andressa

A província de Aceh, na
extremidade norte da ilha de Sumatra, foi a região mais seriamente atingida pelo terremoto no leito do mar e pelo tsunami que eclodiu no dia 26 de dezembro de 2004. Até agora, foi confirmada a morte de quase 127 mil pessoas enquanto outras 37 mil ainda estão desaparecidas. Cerca de 500 mil pessoas deslocadas estão morando em campos ou hospedadas em casas de famílias. Barracões estão sendo construídos em campos semi-permanentes, para os quais os deslocados estão sendo transferidos aos poucos.
Seis meses depois de ondas de até 15 metros de altura varrerem a costa de 11 países em volta do Oceano Índico, deixando um rastro de quase 300 mil mortos e desaparecidos, o esforço de reconstrução nas áreas afetadas pelas tsunamis esbarra hoje num inimigo bem menos visível: a corrupção, que ameaça a ajuda material e em dinheiro enviada por países e doadores particulares após o desastre.

Anônimo disse...

TSUNAMIS


A energia de um tsunami é função de sua amplitude e velocidade. Assim, à medida que a onda se aproxima de terra, a sua amplitude (a altura da onda) aumenta à medida que a sua velocidade diminui. Os tsunamis podem caracterizar-se por ondas de trinta metros de altura, causando grande destruição.
A província de Aceh, na extremidade norte da ilha de Sumatra, foi a região mais seriamente atingida pelo terremoto no leito do mar e pelo tsunami que eclodiu no dia 26 de dezembro de 2004.
O tsunami que deixou mais de 200 mil mortos e desaparecidos em dezembro na Ásia e na África causou um número inusitado de infecções pulmonares, sinusites e até uma infecção que paralisa o cérebro, afirmam especialistas médicos em um artigo publicado na revista americana New England Journal of Medicine.

O Programa de Meio Ambiente da ONU (Unep) fez um alerta para a ocorrência de problemas de saúde pouco habituais em determinadas regiões da Somália decorrentes do tsunami que atingiu a costa leste da África e o sudeste da Ásia em dezembro. Um relatório do Unep afirma que as ondas gigantes que atingiram o litoral nordeste da Somália podem ter desenterrado materiais radioativos enterrados em contêineres ilegalmente ou outros tipos de lixo tóxico.

O famoso Tsunami, ocorrido no Índico, em 2004, ocorreu neste dia, em 2004. O terramoto teve o seu epicentro no mar, a oeste da ilha de Sumatra no Oceano Índico. O abalo teve uma magnitude de 8.5 na escala de Ritcher, sendo o sismo mais violento registado desde 1960 e um dos cinco maiores dos últimos cem anos. Ao tremor de terra seguiu-se o Tsunami de cerca de 10 metros de altura que devastou as zonas costeiras. O Tsunami atravessou o Oceano Índico e provocou destruição nas zonas costeiras da África oriental, nomeadamente na Tanzânia, Somália e Quénia.

==================§================

Os países mais afectados foram:

*Sri Lanka, com milhares de mortos e milhões de desalojados, sendo o estado de emergência nacional declarado;
*Índia, nomeadamente os estados de Tamil Nadu, Andhra Pradesh e os arquipélagos Andaman e Nicobar onde algumas ilhas foram totalmente submersas;
*Indonésia, ilha de Sumatra, no estado de Banda Aceh;
*Tailândia, especialmente as estâncias turísticas das Ilhas Phi Phi e Phuket;
*Malásia;
*Ilhas Maldivas, onde dois terços da capital, Malé, foram inundados pelo tsunami;
*Bangladesh.





By Matheus Augusto Camargo Cunha 7ºAno

Unknown disse...

o furaçao inki foi o mais forte dos furacoes havaianos ele causou mais de 2,6 bilhoes de dolares para o havai e também deixou muitos desabrigados e mortos.
joão gabriel do 6 ano

Anônimo disse...

Pelo menos 22 pessoas morreram nos estados de Oklahoma e do Missouri, sábado, depois da passagem de um tornado e várias tempestades. De acordo com o Serviço de Meteorologia norte-americano, o mau tempo vai continuar.

Equipas com cães estão à procura de sobreviventes ou corpos entre os escombros do condado norte-americano de Picher, em Oklahoma, que foi atingido por uma série de tornados durante o fim-de-semana.

No total, o Serviço Nacional de Previsões de Tempestades de Norman, em Oklahoma, teve registo de 34 tornados em Missouri, Oklahoma e Arkansas, mas alguns referem-se ao mesmo fenómeno, e centenas de casas foram destruídas.


«Parece que explodiu aqui uma bomba», explicou à CNN um socorrista ao descrever o cenário devastador e de destruição que encontrou quando chegou ao local.

Um tornado matou pelo menos seis pessoas na cidade de Picher, no estado de Oklahoma, e deixou um rasto de destruição, segundo as autoridades locais. O número de mortos pode aumentar, indicou uma porta-voz do centro de emergência de Oklahoma, uma vez que o tornado afectou uma área de 20 quarteirões.

As equipas de resgate estão a procurar entre os destroços pessoas que ainda estejam encurraladas nos destroços. O mesmo acontece no Missouri, zona também afectada pelo mau tempo e por um tornado.

O centro de meteorologia norte-americano prevê a continuação do mau tempo durante a noite, que deve avançar para os estados a sudeste.


http://www.youtube.com/watch?v=SjA8f7BcvNs

Anônimo disse...

furacao Iniki



O furacao Iniki foi o mais forte dos furacoes havaianos ele causou mais de 2,6 bilhoes de dolares para o havai.
o furacao iniki causou apenas 6 mortes por causa dos abrigos bem eaborados feitos pelos os havainos.Outra curiosidade foi que o furacao iniki causou mais danos que o furacao kauai que destruio 1.400 casas ja o furacao iniki destruio mais de 5.000 casas.

curiosidades:formaçao 5 de setrembode 1992.
dissipaçao 13 de 1992
120 nós(222km 138mph).
area afetada:havai.




Esse trabalho me inspirou por causa do número de morte e a proteçao que os havaianos fiseram.

30 de Janeiro de 2009 15:24

Unknown disse...

DÊ ou Andressa

Catastrofe na Asia
Milhares de pessoas morreram depois que ondas gigantes provocadas por um tremor atingiram áreas costeiras no sul e no leste da Ásia. Brian Baptie, um sismólogo da British Geological Survey, explicou como a onda — ou tsunami — foi criada.

Sumatra, no noroeste da Indonésia, fica na junção das placas tectônicas. A superfície da Terra é formada por várias placas tectônicas diferentes, e elas estão todas se movendo.

A placa que fica sob o Oceano Índico está se movendo mais ou menos para o nordeste, o que faz com que ela se colida com Sumatra. E, na medida em que a colisão ocorre, a placa do Oceano Índico é pressionada sob Sumatra e, com a pressão, ela se rompe. E é isso o que causa o tremor.

Este abalo sísmico é um dos mais fortes já registrados. Houve uma ruptura ao longo da fissura de cerca de 1.000 km de comprimento, e isso gera um deslocamento vertical de cerca de dez metros. O deslocamento no leito marinho gerou este enorme tsunami.
Após a tragédia, a corrupção

Seis meses depois de ondas de até 15 metros de altura varrerem a costa de 11 países em volta do Oceano Índico, deixando um rastro de quase 300 mil mortos e desaparecidos, o esforço de reconstrução nas áreas afetadas pelas tsunamis esbarra hoje num inimigo bem menos visível: a corrupção, que ameaça a ajuda material e em dinheiro enviada por países e doadores particulares após o desastre.

Anônimo disse...

Vulcão Vesuvio

O Vesúvio é um vulcão misto, que se encontra em margens de placas destrutivas (margens convergentes), geralmente associados a arcos insulares e a cadeias de montanhas litorais. O magma, rico em sílica, tem essencialmente origem no material da própria placa. As lavas produzidas são muito viscosas e solidificam rapidamente, formando um relevo vulcânico com vertentes abruptas. Segundo outros autores o vulcão é considerado explosivo, mas tendo em conta que, ao longo do seu período de atividade, ocorreram erupções alternadas, é mais correto designá-lo por misto.
Pompéia foi outrora uma antiga cidade do Império Romano situada a sensivelmente 22 km da moderna Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompéia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 24 de Agosto do ano 79 d.C..

A erupção do vulcão provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade, que se manteve oculta por 1600 anos antes de ser reencontrada por acaso. Cinzas e lama moldaram os corpos das vítimas, permitindo que fossem encontradas do modo exato em que foram atingidas pela erupção do Vesúvio. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.
O vulcão Vesúvio, que há mais de 2 mil anos matou 3 mil habitantes de Pompéia e deixou a cidade italiana escondida durante séculos, está ameaçando os moradores mais uma vez. Autoridades italianas estão oferecendo o equivalente a R$ 90 mil para os moradores da encosta do vulcão irem para um local mais seguro.

As equipes que monitoram as atividades do Vesúvio afirmam que ele pode entrar em erupção a qualquer momento. Atualmente, Pompéia tem uma população de 600 mil habitantes. De acordo com a Globonews poucas pessoas demonstraram interesse me deixar suas casas.





Lu atenção da 10 pra mim...

Unknown disse...

Prô, eu achei muito interesante o Furacao Gustav,tanto pelo nome, quanto pela quantidade de vitimas q ele causou e os prejuizos.
O Furacão Gustav foi o segundo maior Furacão da temporada de furacões no Atlântico de 2008.
Ele começou se formar no dia 25 de agosto e só terminou no dia 1 de setembro, passando por Haiti, República Dominicana, Jamaica, Ilhas de Cayman, Cuba e Estados Unidos.
Causou pelo menos 8,3 bilhoes de dólares em prejuizos e 138 mortes.
Bom Prô esse eh o mais novo furacao e foi muito legal conhecer ele, saber de todas coisas horriveis q ele fez.
Eh issu entao...bjuss =)

Anônimo disse...

Furacão Katrina matou pelo menos 218 pessoas







Últimas de Furacão nos EUA

» Cresce registro de doença mental entre sobreviventes do Katrina
» Um ano depois, Katrina ainda marca imagem de Bush
» Katrina: um ano após, EUA ainda têm marcas da tragédia
» Bush faz mea-culpa um ano depois da passagem do Katrina



Pelo menos 218 pessoas morreram na passagem do furacão Katrina entre os dias 25 e 29 de agosto no sul dos Estados Unidos, segundo dados dos estados atingidos. Entretanto, este balanço é provisório porque muitos corpos ainda podem ser encontrados quando as ruas inundadas de Nova Orleans secarem. O número real de mortos ainda é incerto, mas a estimativa é de que chegue a milhares. Não há dados sobre o número de desaparecidos.
O furacão Katrina chegou primeiro ao estado da Flórida, deixando sete mortos no dia 25 de agosto. Depois, o Katrina dirigiu-se no dia 29 de agosto para a Louisiana (59 mortos confirmados) e então para o Mississippi e o Alabama, três estados do sul dos Estados Unidos

A agência encarregada de situações de emergência (Mema) confirmou 152 mortos no Mississippi, o que eleva o total de mortos na tragédia para 218. "Às 17h locais (19H no horário de Brasília), havia 152 mortos confirmados", disse à um porta-voz da agência, Stacey Morrison. Não houve mortes no Estado do Alabama.

Anônimo disse...

O furacão Kyrill, que assolou a Alemanha na última quinta-feira (18/01), causou enormes danos florestais. Segundo o Conselho Alemão de Silvicultura, os fortes ventos destruíram em todo o país quase 20 milhões de metros cúbicos de madeira, o que corresponde a mais de 40 milhões de árvores. Mesmo assim, os danos não superam os causados pelos temporais Vivian e Wiebke, em 1990.



Enquanto a associação alemã de seguradoras calcula em um bilhão de euros o valor dos prejuízos causados pelo furacão em prédios e veículos, peritos contam com outro bilhão de euros em danos no setor silvícola. Em toda a Europa, calcula-se a destruição de cerca de 62 milhões de árvores.



A principal região atingida pelos ventos foi o centro do país. A Renânia do Norte-Vestfália foi o Estado mais atingido: calcula-se a perda de 25 milhões de árvores, principalmente coníferas, que sucumbiram à força dos ventos.



Como haverá muita oferta de madeira no mercado, seu preço deve cair em cerca de um terço, calcula o diretor do Conselho Alemão de Silvicultura, Stephan Schütte. Mas como a demanda atualmente está sendo mais alta do que o normal, acrescenta, é provável que o produto seja absorvido completamente pelo mercado já nos próximos seis a oito meses.

Anônimo disse...

Furacão Wilma


Furacão Wilma atingiu a Península de Yucatan, México, Haiti, Cuba e Flórida (EUA). Se formou em 20 de outubro de 2005. Ao se formar Wilma era considerado de categoria 5 na Escala de Furacões de Saffir-Simpson, ao atingir o México estava classificado como categoria 4 e poupou a ilha de Cuba chegando na categoria 3 com ventos de 190 km/h. Foi para categoria 2 depois que grande parte do furacão já havia saído da ilha de Cuba. O que foi destaque de fato para esse furacão é que tal tempestade atingiu a menor pressão já registrada no oceano Atlântico, cerca de 882 milibares, e a evolução deste de depressão tropical até furacão categoria 5 foi incrivelmente rápida. Estima-se que seus ventos máximos superaram os 300km/h em alto-mar. O Wilma é o oitavo furacão a atingir a Flórida nos últimos 14 meses (out/2005). A atual temporada de furacões --que começou em 1º de junho passado e vai até o final de novembro/2005 está sendo classificada pelos especialistas como um período de "fúria" da natureza. Essa é a temporada de maior movimento já registrada nos últimos 150 anos.

Tammy disse...

Santa Catarina enfrenta uma das maiores catástrofes naturais da história, e todos que puderem fazer algo para ajudar serão bem-vindos. Até o presente momento foram confirmadas 84 mortes e 30 desaparecidos, mas a Defesa Civil estima mais de cem mortos. Outros 54.039 estão desalojados e desabrigados.
Diversos blogs estão fazendo uma excelente prestação de serviço divulgando formas de ajudar o povo catarinense. Independente de classe social, muitos perderam absolutamente tudo, não só bens materiais, mas principalmente entes queridos.
De acordo com o Blog do Seu Luiz, a OAB catarinense convocou os advogados do estado a participarem de campanhas solidárias, arrecadando roupas, alimentos e outros materiais de primeira necessidade. Os donativos poderão ser entregues na Sede das Subseções e Salas de Advogados nos Fóruns de todo o Estado. Em Blumenau, a Subseção da OAB ainda está definindo quando retomará as atividades normais.
Já o blog Pipocando Online, forneceu dados da própria Defesa Civil de Santa Catarina. Quem puder colaborar, entre em contato com eles para maiores informações. O site é http://www.defesacivil.sc.gov.br/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1.
Quem puder doar qualquer quantia em dinheiro os dados são:
Banco do Brasil – Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7; ou
Besc – Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0.
BRADESCO S/A - 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1

Nome da pessoa jurídica é:
Fundo Estadual de Defesa Civil - CNPJ 04.426.883/0001-57.
Segundo o site da Defesa Civil de Santa Catarina, o dinheiro será usado para compra de mantimentos para as vítimas.
----------------------------------
Essa enchente foi terrivel e muitas pessoas sofreram perdas tanto de suas famílias como materiais. Não importa o que seja nada vai apagar o trauma e a tristeza que elas passaram nessa época. Medidas tem que ser tomadas tanto pelos governantes como por toda a huanidade que provoca o desmatamento, a erosão, queimadas, etc, as quais deixa a naturza enfurecida.
Tammyris - 7 ano da - 6 série

♥leh disse...

Lu eu achei sobre tsunami na Asia.
Na província de Aceh, extremidade norte da iha de sumatra,foi a região mais atingida pelo terremoto no leito do mar e pelo tsunami que aconteceu no dia 26 de dezembro de 2004.
O resultado foi de 127 mil mortos,37 mil ficaram desaparecidos.
Cerca de 500 mil pessoas perderam suas casas .
♥leh

Anônimo disse...

joão Uma avalancha ou avalanche (do francês avalanche) é um fenômeno que se verifica quando uma massa acumulada de neve repentinamente se movimenta de forma rápida e violenta e se precipita em direção ao vale. Durante a descida, a massa carrega cada vez mais neve e pode arrastar árvores, rochas e construções humanas, atingindo até 160 quilômetros horários. Este destacamento de massas de neve pode ser provocado por diversas causas, como a passagem de esquiadores, a ação de fortes ventos, propagação do som etc.

A alta periculosidade das avalanchas faz com que em zonas de risco criem-se específicas unidades de prevenção, que observam e analisam as condições meteorológicas e da neve para avaliar o risco. Em muitos casos, é necessário provocar o deslizamento controlado das massas de neve instáveis por meio de cargas explosivas.

Por extensão de sentido, hoje uma avalancha pode também significar a rápida precipitação de rochas ou lama. No caso de avalancha de rochas, as causas normalmente são terremotos e pequenos abalos sísmicos. Já quando há uma avalancha de lama, esta pode ser causada pelo derretimento da neve e conseqüente mistura com a terra ou mesmo em encostas sem neve e atingida por fortes chuvas. De forma geral, as avalanchas de lama estão ligadas à erosão do terreno e desmatamento de bosques e matas nas zonas mais íngremes de montanhas e morros.

Em montanhas cobertas por manto nevoso, o risco de avalanchas é muito baixo em encostas com menos de 25 ou mais de 60 graus de inclinação. O risco maior se encontra em encostas com inclinação entre 35 e 45 graus, atigindo o mais alto risco com 38 graus. É justamente a esta inclinação que a prática do esqui se vê mais favorecida, levando a tragédias que ocorrem anualmente tanto no hemisfério Norte como no Sul

José Luis disse...

As enchentes em Santa Catarina em 2008 ocorreram depois do período de grandes chuvas durante o mês de novembro de 2008, afetando em torno de 60 cidades e mais de 1,5 milhões de pessoas no estado de Santa Catarina, Brasil. 135 pessoas morreram, 2 estão desaparecidas, 9.390 habitantes foram forçados a sair de suas casas para que não houvesse mais vítimas e 5.617 desabrigados.

Um número de 150.000 habitantes ficaram sem eletricidade e ainda houve racionamento de água que estava sendo levada por caminhões em pelo menos uma cidade devido a problemas na purificação.

Várias cidades na região ficaram sem acesso devido as enchentes, escombros e deslizamentos de terra.

Eu escolhi a enchente de Santa Catarina por causa dos números de mortos e desabrigados.

Anônimo disse...

Augusto

O cataclismo vai ser um grande tsuname de um tipo que nunca foi registrado na história ocidental onde outros paises também será vitima das forças das naturezas.
Os cientistas encontraram grandes buracos no campo magnético da terra,sugerindo que os pólos nortes e sul estão se preparando para trocar de posição numa guinada magnética.A mudança poderia afetar tanto os seres humanos quanto a vida selvagem.
a magnotosfera fornece proteção vital contra radiação solar abrasadora que de outro modo esterilizaria a terra.
A magnotosfera é a extenção do campo magnético do planeta no espaço.Ela forma uma espécie de bolha magnética protetora,que protege a terra das partículas e radiação trazidas pelo "vento solar".
O campo magnético provavelmente não desapareceria,mas ele poderia enfraquecer enquanto os pólos trocam de posiçoês.A onda de radiação resutante poderia causar cancêr,reduzir as colheitas e confundir animais migratórios,das baleias aos pinguins.Muitas aves e animais marinhos se guiam pelo campo magnético da terra para viajar de um lugar para outro.
A navegação por bussulas ficaria muito dificíl.E os satélites-ferramentas alternativas de navegação e vitais para as redes de comunicação-seriam rapidalmente danificados pela radiação.

Anônimo disse...

Enchente do Rio Amarelo 1931 China

A enchente do Rio Amarelo é considerada o desastre natural mais mortal da história.
Estima-se que o número de pessoas mortas esteja entre um milhão e quatro milhões de vítimas.
As mortes causadas pela enchente incluem afogamentos, doenças, fome e seca.
Entre julho e novembro, cerca de 88.000 quilômetros quadrados ficaram completamente inundados.
Enquanto outros 21.000 quilômetros quadrados ficaram parcialmente inundados.
Devido aos frequentes desastres o rio ganhou o apelido de “A Dor da China”.

Eu falei sobre isso, pois foram muitas mortes e causou milhares de mortes se isso acontecesse aqui tudo iria por ”água abaixo”

Anônimo disse...

guilherme b (dono) O ciclone Tracy foi um ciclone tropical que devastou a cidade de Darwin, Território do Norte, Austrália, entre a Véspera de Natal e o Natal de 1974. Tracy foi o ciclone tropical mais compacto na história registrada, com ventos fortes estendendo-se apenas 48 km do seu centro.[2] Após formar-se sobre o Mar de Arafura, a tempestade moveu-se para o sul e afetou Darwin como um ciclone tropical equivalente a um furacão de categoria 4 na escala de furacões de Saffir-Simpson, embora há evidências de que o ciclone tenha alcançado a intensidade equivalente a um furacão de categoria 5 quando Tracy fez landfall.

Tracy causou 71 fatalidades e causou $837 milhões de dólares australianos (valores em 1974) e destruiu mais de 70% de todas as construções em Darwin. Dos 49.000 habitantes da cidade naquela época, o ciclone deixou mais de 20.000 desabrigados. Cerca de 30.000 foram levados para outras cidades australianas, tais como Adelaide, Whyalla, Alice Springs e Sydney e muitos nunca retornaram para a cidade.[3] Após a tempestade, a cidade foi reconstruída usando os materiais mais modernos e técnicas de construção atualizadas. Bruce Stannard, do The Age, disse que o ciclone Tracy foi um "desastre de primeira magnitude... sem paralelo na História da Austrália.

Anônimo disse...

guilherme b O ciclone Tracy foi um ciclone tropical que devastou a cidade de Darwin, Território do Norte, Austrália, entre a Véspera de Natal e o Natal de 1974. Tracy foi o ciclone tropical mais compacto na história registrada, com ventos fortes estendendo-se apenas 48 km do seu centro.[2] Após formar-se sobre o Mar de Arafura, a tempestade moveu-se para o sul e afetou Darwin como um ciclone tropical equivalente a um furacão de categoria 4 na escala de furacões de Saffir-Simpson, embora há evidências de que o ciclone tenha alcançado a intensidade equivalente a um furacão de categoria 5 quando Tracy fez landfall.

Tracy causou 71 fatalidades e causou $837 milhões de dólares australianos (valores em 1974) e destruiu mais de 70% de todas as construções em Darwin. Dos 49.000 habitantes da cidade naquela época, o ciclone deixou mais de 20.000 desabrigados. Cerca de 30.000 foram levados para outras cidades australianas, tais como Adelaide, Whyalla, Alice Springs e Sydney e muitos nunca retornaram para a cidade.[3] Após a tempestade, a cidade foi reconstruída usando os materiais mais modernos e técnicas de construção atualizadas. Bruce Stannard, do The Age, disse que o ciclone Tracy foi um "desastre de primeira magnitude... sem paralelo na História da Austrália.

Quem somos nós

Minha foto
Bragança Paulista, São Paulo, Brazil