quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

1º Ano até 3º Ano - Filosofia - Pensamento Filosofico e Pensamento Crítico

Partindo do aprendido em nossas aulas realize um comentario sobre cada imagem levando em conta o principio do pensamento filosofico e o do pensamento crítico.


Obs: Não esquece de colocar o seu nome e serie.


Figura 1



















Figura 2



Figura 3





Figura 4







Figura 5



























9 comentários:

Leonardo A . 3° E.M disse...

Figura 1: Um local inapropiado para moradia, mas se torna normal no nosso cotidiano, pela falta de renda para ter condições melhores, o governo poderia conceder moradia as estas pessoas que vivem em lugares perigosos.

Figura 2: Um mengindo pedindo esmola, vemos isso em quase todo lugar da cidade. Pessoas que não tem condição nenhuma de vida, onde busca tentar viver com "esmolas" que muitas vezes não ajudam em nada, uma possivel solução poderia ser o governo criar sistemas para a reabilitação de moradores de rua para deixa-los em estado de conseguir um emprego e ter uma nova chance de vida.

Figura 3: Uma criança pobre fazendo malabares no sinal, em troca de algumas moedas, mas sempre por trás disso existe uma pessoa que lucra com o trabalho dela, ao ajudarmos não estamos realmente ajudando, o ideal seria encaminha-la para um orfanato ou algum abrigo para crianças.

Figura 4: O rio Tietê onde antigamente era um rio limpo e em condiçoes de uso, hoje está totalmente poluido por sujeiras de industrias, onde fazem e destroi o que é preciso para conseguir manter seu egoismo vivo. Para isso acabar deveria ser proibido jogar lixo no rio e fazer uma limpeza drastica e cuidar, pois no futuro precisaremos dele mais do que imaginamos.

Figura 5: A capa da revista mostra a corrupção dos senadores,governadores,ministros,etc. que nós colocamos no poder do nosso pais, para isso mudar deviamos pesquisar sobre quem iremos votar, não é somente um belo discurso que mostrará realmente como é. "Quem vê cara, não vê coração"

Unknown disse...

O Pensamento filosofico questiona essas imagens,discutindo o fato de muitas coisas que ja parecem ser normais para nóis, no pensamento de um filosofico vai muito mais alem do que nós vemos, e criam criticas construtivas

By: Amderson 1* Ano Ensino Médio
:D

Paula 2°E.M disse...

Na figura 1 podemos ver um morro com muitas casas um lugar totalmente inapropiado para qualquer idividuo morar.
Sera que essas pessoas estao ali pois nao conseguem ter um trabalho para haver melhores condiçoes de moradia e de vida?com isso o governo poderia ajudar essas pessoas solicidando lugares cm menos perigo casas em outro lugar eles deviam fazer alguma coisa para essa figura por exemplo nao se tornar tao normal a cada dia que passa

Na figura dois vemos um mendigo pedindo esmola isso se tornou tao normal de c ver que as pessoas nem se assustao mais nem fikam preocupada quandu encontram com um mendigo na rua aquele homem provavelmente nao tem emprego nao tem estudos nao tem uma 'familia' isso tudo por quen? sera que é por falta de dinheiro por falta de estudos? o governo vendo isso poderia fazer alguma coisa para ajudar dando casas ajudandu de algum geito mais nao deixando nesse estado e sim dando a eles uma nova esperança de vida!

Na figura 3 outra barbaridade crianças fazendo malabares no sinal isso se torna comum a cada dia que passa as pessoas estao tao acostumadas a ver isso qui quandu veem uma criança no sinal ate vidros dos carros sao fechados por acaso essas crianças tem estudos? elas tem dinheiro?
sera que essas crianças conseguem viver com a penas miseras moeda?
o lugar delas nao sao nas ruas no farois e sim em orfanatos abrigo para crianças ou em uma escola para consegfuir ser alguem na vida e nao passar por isso que elas passam a cada dia que passa!

Na figura 4:rio tiete olha o ponto que foi chegar totalmente poluido lixos para todo lado sujeiras pa todo canto esse rio era assim antes? sera que é por causa de pessoas que jogam lixo i nao querem nem saber oq pode acontecer no futuro! todos temos que reconhcer oq estamos fazendu nesse mundo e hora de colokar placasa de nao joque lixo ou fazer algo para esse rio nao fika cada dia mais poluido e sim tentar pelo menos chegar perto do era antes um rio limpo!
figura 5 currupçao dinheiro sujo entre governadores senadores ...
que vergonha sera que é nossa culpa isso acontecer?pois quem votam neles somos nos por isso vamos começar a ler pesquisar mais em quem vamos votar pois se isso for adiante o brasil vai continua o mesmo cheio de corrupçao dinheiro sujo e principalmentew vamos continuar vendo crianças em sinais mendigos etc..

Anônimo disse...

carolina sardinha 2°E.M
figua 1:as pessoas acham normal morar em lugar nao apropriado pq nunca ocorreu nada dai o governo tbm nao faz nada e ai quandu acontece fica td mundo assusutado,mas mesmo assim tem pessoas que moram desse jeito.
figura 2:as pessoas acham normal de tanto q ve pessoas na rua mas nao pensam pq ele esta ali?o q ele fez p merecer etc....
figura3:vemos isso direto nas ruas de Sao Paulo e acaba sendo mto comum e algumas pessoas nem tentam em ajudar,sabe pq ele n esta em uma escola e tal..
figura4:o rio esta poluindo mas isso ja e normal e as pessoas acabam poluindo ainda mais.
figura5:deveriamos saber mais sobre as pessoas q iremos candidatar antes de dar nosso voto pq nosso voto é mto inportante.

Larissa disse...

Figura 1 : Local inapropriado para moradia , falta de condições da população em ter uma moradia segura, locais proibidos para habitação porem comum para politica pois não procuram soluçoes para estas pessoas.

Figura 2:Mendigo sentado na calçada esperando por esmolas , mas condiçoes de vida . Soluções tomadas pelo governo com abrigos porem varias vezes estas mesmas pessoas nao querem aceitar esse tipo de ajuda

Figura 3 :Criança trabalhando em rua fazendo malabares , trabalho para ajudar a familia em vez de ter seu direito a infancia , governo tirar crianças das ruas e promover lazer, estudo eetc .

Figura 4 : Rio poluido , sem condiçoes nenhuma para seu uso , concientização das pessoas para pararem de poluir , governo aplicar multas de altos valores para poluição do mesmo

Figura 5: Revista sendo vendida com assunto polemico sobre corrupção mostra uma ''aceitação'' por parte dos cidadoes com esse assunto , corrup~ção muitas vezes com poucas puniçoes .


Larissa 1º EM

Maria Gabriela 2º EM disse...

Maria Gabriela Leme Munhoz, 2º E.M.

Figura 1:
Na figura 1, visualizamos um morro com pessoas morando ali, mas, este local não é impróprio para moradia? Estas pessoas deveriam ter uma casa em um local apropriado, um emprego para poder se manter, saúde e segurança, que são direitos assegurados pela constituição.


Figura 2:
Nesta imagem, podemos ver um senhor pedindo esmolas, isto ja se tornou comum em nosso dia-a-dia, mas, não deveria ser, pois este senhor devia ter uma casa, um emprego, deveria ter uma vida justa, e não precisaria pedir esmolas.

Figura 3:
Nesta figura, é possivel visualizar um menino fazendo malabarismos no transito, enquanto o semaforo esta vermelho e os caros estão parados, para ganhar dinheiro, mas isto não deveria estar acontecendo, pois este menino deveria estar na escola estudando ou mesmo brincando, pois criança não deve trabalhar, criança tem que ser criança.

Figura 4:
Podemos ver nessa foto, a poluição no rio Tiete em São Paulo, mas isto não deveria acontecer, pois o rio devia ser limpo e não deveriam existir esgotos sendo despejados no rio. O governo e a população em geral deviam fazer a sua parte para limpar o rio.

Figura 5:
Esta imagem mostra uma vergonha nacional, toda a corrupção existente e o amor que os políticos tem com o nosso dinheiro, com o dinheiro publico. O dinheiro publico devia ser utilizado para o bem da população em geral e não para enriquecer os políticos.

Unknown disse...

Fernanda 2º EM

Figura 1: Podemos ver varias casas num lugar desapropriado num barranco, por causa da falta de dinheiro para esses moradores terem uma condição melhor de vida, falta de emprego, o governo deveria pensar na falta de estrutura e ajudar, dando condições melhores de vida como empregos e moradias com estrutura para se viver.
Figura 2: Vemos um mendigo pedindo esmolas, é normal vermos isso no nosso dia a dia pessoas que vivem pedindo esmolas para sobreviver,o
governo deveria dar uma expectativa de vida para eles.
Figura 3: Um menino fazendo malabarismo no semáfaro, isso não deveria estar acontecendo pois uma criança precisa brincar, precisa de educação, atividades, e não trabalhar.
Figura 4:Podemos ver o o Rio Tiete em São Paulo, todo imundo, cheio de sujeira esgotos e etc.. Deveria sim ser um rio limpo, de acordo com a natureza, o governo e a popuação deveria se concientizar e limpar esse rio.
Figura 5:Corrupcão, dinheiro sujo na politica, isto é uma vergonha nacional, mas a culpa não é dos cidadoes q votam e sim dos proprios politicos que tem amor pelo dinheiro.

Victor 2°EM disse...

Figura 1: A filosofia questiona porque aquelas pessoas moram naquele local inapropriado, quando deveriam ter casas em locais seguros.O pensamento crítico procura soluções para esse problema mas só quando isso é divulgado.

Figura 2: A figura mostra um mendigo na rua,cena comum para nós, mas que não deveria ser e o pensamento filosófico questiona isso.O pensamento crítico já pensa em dar algum tipo de assistência,como moradia,trabalho, entre outras soluções.

Figura 3:A filosia questiona o porque daquela criança não estar vivendo sua infância e sim trabalhando.Criticamente falando o governo irá tentar achar soluções, mas só depois que isso foi "divulgado".

Figura 4:Para o pensamento filosófico o rio não poderia chegar ao ponto que está e se pergunta o que ocasionou isso. O pensamento crítico cobra atitudes.

Figura 5:Os filósofos se perguntariam porque os políticos estariam fazendo esse tipo de coisa quando deveriam trabalhar em prol (?)do país.Os críticos cobrariam uma posição das autoridades.

Anônimo disse...

Paloma Wanny - 3º E.M

1º)Hoje em dia, não vemos mais a diferença. Para nós, é uma cena normal...uma cena que se repete a cada dia e não tomamos as devidas providencias.

2º)Ainda acho essa cena mais vista do que todas as outas pois em todos os lugares que vamos vemos um mendigo nessas situações. Todos nós temos certeza que não é por falta de recursos que isso acontece...mas sim por falta de amor. ou talvez por muito amor. Amor a si mesmo.

3º) Nunca paramos para pergutar o que essa criança quer do futuro. As vezes, como o prof. Wesley nos contou, um bolo de chocolate é tudo o que eles sempre sonharam. Um carrinho, uma boneca...Nós que temos tudo não damos valor e ainda achamos pouco. Mas pessoas simples que não possuem nada. Dariam tudo por um terço do que temos.

4º) uma imagem normal para nós hoje em dia. A poluição do rio é tão normal, que se nós vermos alguem o poluindo mais ainda, não ficariamos espantados.

5º) Realmente é muuuito amor! Pois acabamos de ver os menores problemas do nosso pais mas não vemos a solução para eles. E quando fazem algo para amenizar o proprio erro, eles se erguem como se fossem deuses.

Fim .

(:

Quem somos nós

Minha foto
Bragança Paulista, São Paulo, Brazil